O que é a obtenção de créditos energéticos na energia solar?

Energia solar e os créditos energéticos

Os créditos energéticos de energia solar são uma forma de aproveitar ao máximo a energia gerada por sistemas solares. Essas unidades de energia excedente, enviadas para a rede elétrica, podem ser utilizadas para compensar o consumo de eletricidade em momentos de baixa geração solar. 

Com isso, é possível reduzir significativamente o valor da conta de luz e promover um uso mais sustentável da energia. 

Neste artigo, exploraremos como os créditos energéticos da energia solar funcionam e quais são seus benefícios para consumidores e o meio ambiente.

O que são créditos energéticos da energia solar?

Vamos pensar que você acabou de instalar painéis fotovoltaicos de energia solar na sua casa ou empresa. Esses painéis convertem a luz solar em eletricidade por meio de células fotovoltaicas feitas de materiais semicondutores, como o silício. 

Quando a luz solar atinge essas células, ela gera uma corrente elétrica contínua, que é enviada para a rede elétrica e fica disponível para ser usada por você. 

Isso acontece da mesma forma que fazemos com as energias “convencionais”, para usar qualquer equipamento eletrônico, tomar banho, ligar a TV, por exemplo. 

Agora, pense que pode haver a possibilidade dos painéis gerarem mais energia do que foi utilizado. Basta produzir mais energia do que foi consumido! 

O que é feito com esse excedente, então? Ele é enviado para a rede elétrica e transformado em créditos de energia solar. 

Esses créditos são abatidos na sua conta de luz, caso você tenha produzido mais do que consumiu. Caso não tenha produzido o suficiente, também há o abatimento, com a diferença de que você pagará o restante. 

Como funciona o processo de obtenção de créditos energéticos na energia solar?

O primeiro passo é fazer a instalação dos painéis fotovoltaicos, que gerarão energia solar para a sua residência ou empresa. Depois, esses painéis geram energia, que poderão ser usadas de acordo com a sua frequência de uso e necessidade geral. 

Todo excedente de energia que não é consumido é enviado para a rede elétrica. Ele será reutilizado por você, nos momentos em que não é possível gerar energia solar. À noite, por exemplo! 

Os créditos também servem para compensar momentos em que você precisa consumir mais energia do que o normal. Pode ser durante aquele pico de calor, quando a família aumentou o uso do ar condicionado em casa.

Quem usa a energia convencional pode ter um susto na conta de luz, que fica muito mais cara nesses períodos. Isso não é um problema para quem gera a sua própria energia — e tem créditos disponíveis para o abatimento! 

Vale lembrar que os créditos de energia solar têm uma validade de 60 meses. 

Como saber quanto eu tenho de crédito de energia?

Mensalmente, você vai receber a conta de luz para pagamento de taxas mínimas (iluminação pública e ICMS, por exemplo). 

Além de saber o quanto deverá pagar, também pode analisar o quanto gerou de energia solar e o quanto de crédito foi utilizado para abater o seu consumo durante aquele período. 

Agora, caso deseje fazer um acompanhamento entre a chegada de uma conta e outra, isso também é possível. Na EletroBidu, desenvolvemos um aplicativo para que os clientes possam fazer um monitoramento frequente e efetivo da quantidade de energia produzida todos os dias.

Quais são os principais benefícios dos créditos energéticos?

Os créditos energéticos são grandes atrativos da energia solar. Como primeiro benefício, temos a redução da conta de luz! Eles permitem compensar o consumo de eletricidade da rede, resultando em contas de luz mais baratas. 

Veja outros benefícios que fazem da tecnologia algo atrativo para o consumidor:

  • Economia no longo prazo: ao gerar sua própria energia e acumular créditos, você reduz a dependência da energia fornecida pela concessionária, proporcionando economia significativa a longo prazo. 
  • Sustentabilidade: a utilização de energia solar reduz a pegada de carbono e diminui a dependência de fontes de energia não renováveis.
  • Valorização do imóvel: propriedades com sistemas de energia solar geralmente têm um valor de mercado mais alto devido aos benefícios econômicos e ambientais associados. 
  • Incentivos e subsídios: em muitos locais, há incentivos fiscais e subsídios para a instalação de sistemas de energia solar, tornando a obtenção de créditos energéticos ainda mais vantajosa. 
  • Estabilidade de custos: a geração própria de energia protege contra a volatilidade dos preços da eletricidade, proporcionando maior previsibilidade nos custos de energia. 
Compartilhe este artigo:

Artigos semelhantes