Instalei um sistema de energia solar, e agora? Se você acabou de fazer essa aquisição, é comum que apareçam diversas dúvidas sobre como cuidar e acompanhar o funcionamento.
Afinal, é uma forma diferente de lidar com algo que conhecemos desde sempre, caso o local onde você vive ou trabalha tenha sempre recebido fontes de energia convencionais, como a hidrelétrica.
Neste guia, fizemos uma lista que engloba alguns pontos que você pode verificar após a instalação. São cuidados que podem melhorar a vida útil do seu sistema.
Verifique o estado dos painéis
Dê uma olhada nos painéis solares periodicamente e repare se algo na aparência ou funcionamento está diferente de quando foi instalado. Considere responder dúvidas como:
- Como está a geração de energia solar? O nível de energia diminuiu, quando comparado com os primeiros meses de uso?
- A aparência está diferente? Encontrou algum aspecto estranho nos painéis? Sabemos que esse olhar pode não estar treinado, então você pode combinar com a empresa que fez a instalação de enviar fotografias algumas vezes por ano, para que os especialistas façam um diagnóstico inicial.
Faça limpezas superficiais
Caso você tenha fácil acesso aos painéis, considere passar uma mangueira junto com um pano de microfibra para retirar itens que possam cair em cima deles, como folhas, areia ou pedrinhas, por exemplo.
Lembre-se de limpar apenas caso seja seguro — quando pensamos em locais altos, como telhados, pode haver o risco de acidentes. Se você não tiver um acesso confortável aos painéis, chame uma empresa especializada na limpeza e manutenção.
Na EletroBidu, oferecemos serviços complementares, após a instalação dos painéis. Um deles é justamente a limpeza, executada de forma segura e mais prática para o cliente, que não precisa ter esse trabalho recorrente caso não seja do seu interesse.
Monitore o desempenho
Alguns sistemas de energia solar vêm com monitores embutidos, para que seja possível acompanhar a quantidade de eletricidade que está sendo gerada.
Observe o funcionamento dos painéis e entenda se a geração de energia está acontecendo conforme o previsto ou se há algum tipo de variação que merece uma menção com a empresa que a instalou.
Na EletroBidu, no momento da instalação da energia solar, disponibilizamos um aplicativo para que os clientes possam fazer essa análise de maneira simples, prática e no momento em que desejarem.
Não precisa fazer um monitoramento diário, mas recomendamos que acompanhe de perto essa geração, assim você ganha mais conhecimento sobre o assunto, aprendendo a reconhecer possíveis variações e executando manutenções quando necessário.
Lembre-se que fatores climáticos podem alterar levemente o desempenho entre um mês e outro, então leve isso em consideração antes de se preocupar ou levantar hipóteses de que algo está errado.
Entenda o funcionamento da conta de luz
Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem acabou de instalar uma fonte de energia solar. É só parar de pagar a conta da concessionária da sua cidade? Não!
Ainda há o recebimento das contas de luz, mas o que acontece é que a conta terá um valor abatido — relacionado a quanto você gerou de energia de forma independente, ou seja, com os painéis solares.
Essa geração fica registrada na conta em forma de créditos de energia. Supondo que você gastou 150 kWh no mês, mas gerou 200 kWh em todos os seus painéis, esse valor será abatido da conta.
Devem ser cobradas pequenas taxas, que podem corresponder ao consumo mínimo da concessionária (de 50 kWh), que ficaria entre R$ 35 e R$ 60 reais, dependendo da cidade em que vive, além dos encargos que incluem ICMS e iluminação pública.
Agora, caso tenha um painel, por exemplo, que geraria algo em torno de 56 kWh, o que acontece é um desconto na conta de luz.
No blog da Eletrobidu, cobrimos os principais temas relacionados com a energia solar fotovoltaica. Acompanhe os nossos conteúdos e entenda como essa fonte de energia pode ser benéfica para você ou o seu negócio.